Escolha uma Página

Antes de tudo tenha uma estratégia!

Uma coisa é certa, você não pode fazer o que sempre fez e o que 99% das pessoas sempre fazem, gastando seu tempo de vida estudando sem desenvolver a menor estratégia de aprendizagem.
É incrível como passamos a vida sem pensar nisso, reflita a seguinte questão, nossos resultados dependem dos nossos conhecimentos, então advinha onde estão os resultados que você ainda não alcançou? Isso mesmo! Estão nos conhecimentos que você ainda não tem.
Então vamos abrir a mente para novas possibilidades e aprender!
Precisamos urgentemente melhorar a nossa capacidade de aprendizagem, por isso, antes de tudo tenha ciência de que você precisa de uma estratégia e não adianta fingir que não, basta você observar o quanto lembra de tudo que já gastou anos da sua vida estudando, pense ai comigo…lembre dos conteúdos que você estudou a uma semana, um mês, 3 meses, ou, 1 ano…. o quanto você lembra realmente? Praticamente nada! Certo? Abordamos este tópico de melhor forma no artigo Por que esqueço tudo que estudo?, confira lá para entender um pouco mais sobre essa curva de esquecimento natural e como driblá-la.
Estudar não deve ser um ato automático e sem reflexão, deve ser desenvolvido com análise e estratégia. Com estratégia você conseguirá estudar menos aprendendo mais e na direção certa, afinal de nada vale cavar um buraco fundo no lugar errado… Leia este artigo para saber como estudar ou ainda como estudar para concurso .
Abaixo descreverei os pontos principais norteadores que sugiro para o desenvolvimento de um estudo mais estratégico inicial.

• Conhecendo a si mesmo
No Ebook Descubra os maiores erros no planejamento de estudos e corrija-os em 06 passos fizemos referência a um grande livro “o monge e o executivo” e deste livro vamos retirar um grande ensinamento de estratégia na qual o autor afirma que “Se você não conhece a si mesmo e o seu inimigo, você já perdeu a guerra”. Isso mesmo, você precisa se conhecer, conhecendo suas fragilidades e pontos fortes você poderá guiar a sua estratégia de melhor forma, então faça uma autoavaliação em relação, por exemplo, ao concurso pretendido sobre quais os seus pontos fracos e fortes? O que precisa melhorar e em quais pontos possui força?
Os pontos são diversos, mas acredito que você já tenha entendido o objetivo central da argumentação. Se conhecer é um dos pontos de estrema importância, sem isso você provavelmente já perdeu a “guerra”.

• Conhecendo o inimigo
Como citado acima conhecer o inimigo também é um dos pontos cruciais para a vitória, sem isso você já tem provavelmente 50% de chances de perder a “guerra”. Sugiro também para melhor entendimento que você visite o ebook Descubra os maiores erros no planejamento de estudos e corrija-os em 06 passos, pois, nele abordamos este contexto de melhor forma.
Resumidamente você precisa conhecer tudo que for possível sobre sua prova, além de temas importantes, peso de disciplinas, características cruciais, diferenciais etc, enfim tudo!
“Uma batalha traçada sem conhecer a si mesmo e o inimigo certamente será perdida…”

Desenvolva estratégias para gerar mais resultados com menor esforço.
Com estratégia certa você conseguirá aprender mais rápido os temas que mais impactarão na sua prova e em menos tempo. Sim, isso é possível, mas somente com estratégia, por isso, desenvolva com urgência pois estudar sem estratégia é um valioso tempo perdido.
Não adianta gastar tempo estudando e não aprendendo, vejo muito esse comportamento da valorização das grandes horas gatas em estudos, mas o que realmente importa é o quanto foi efetivamente aprendido, de que vale gastar 15 horas de estudos por dia se não conseguir aprender? Só servirá de vaidade e ilusão.

O tempo de vida é o maior ativo da atualidade e você muito provavelmente não terá tempo suficiente para estudar todos os temas da maneira que gostaria, então precisa de uma boa estratégia para estudar os temas certos, da maneira mais eficiente, gerando memória de longo prazo no menor tempo possível e sem se perder em todo o processo de estudo e revisões afinal sem revisar é melhor nem estudar .
Você prefere estudar ou aprender? Então desenvolva uma estratégia eficiente, pois, sem ela muito provavelmente não será possível ou será muito tarde.
Estratégia é a palavra que não deve sair da sua cabeça!

Este artigo ajudou você de alguma forma? Comente abaixo o que achou do nosso artigo. Grande abraço e até o próximo artigo.

Autor: MSc. Cleiton Mendes Lopes. Mestre em Neurociências e Biologia Celular (Ufpa). Pós Graduado em Neurologia Clínica (Hospital Albert Einstein-SP). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Leia Também:

Sem revisar é melhor nem estudar.
Descubra os maiores erros no planejamento de estudos e corrija-os em 06 passos
artigo Por que esqueço tudo que estudo?